Qual é a diferença entre MDF e MDP?
Postado dia 04/nov em Área do Profissional
O que é melhor: o MDF ou o MDP? Quem trabalha com madeira sabe que esses dois materiais possuem qualidade e oferecem resultados satisfatórios, mas servem a diferentes propósitos. Se você está escolhendo seus móveis e está com essa dúvida – ou mesmo se trabalha com marcenaria e quer saber qual material usar em cada tipo de móvel, aqui está o lugar para tirar suas dúvidas.
Confira, abaixo, quais são as principais diferenças entre o MDF e o MDP e quando usar cada um deles.
O que é MDF?
MDF é a sigla para Medium Density Fiberboard (placa de fibra de média densidade). Este material é feito da junção de fibras de madeira com resinas sintéticas, o que o torna maciço e versátil, capaz de ser modelado industrialmente em diversos formatos.
O que é MDP?
MDP é a sigla para Medium Density Particleboard (placa de partícula de média densidade) e é formado por partículas de madeira conectadas através de pressão e alta temperatura. Esse processo cria um material leve e resistente.
Quais são as principais diferenças entre eles?
Tanto o MDF quanto o MDP funcionam muito bem na confecção de móveis, mas possuem diferenças fundamentais que acabam fazendo com que eles sejam utilizados em peças diferentes. Pela característica da sua produção, o MDP é mais indicado para móveis e partes da casa que possuam linhas retas, como prateleiras e portas. O MDF, por outro lado, por não ter uma orientação das fibras ao ser fabricado, é mais versátil, podendo ser trabalhado em diferentes formatos.
No que diz respeito à resistência e à umidade, o MDP tem maior capacidade de ser exposto a ela sem que isso danifique o material, fazendo-o “inchar” com menor facilidade. Por isso, o MDP é mais recomendado para móveis na cozinha ou no banheiro, por exemplo.
Quando usar um ou outro?
O MDP é mais leve, mais resistente e empena com menos facilidade, porém é menos versátil, compondo apenas peças em linha reta, o que deixa seu uso mais restrito. O MDP deve ser utilizado em prateleiras de armários, portas, mesas, divisórias e gavetas.
O MDF é mais pesado, porém mais versátil, por isso é recomendado para peças mais arrojadas, com design moderno. Seu uso pode ser tanto em mesas de centro, nichos, painéis, berços, etc.
Tirou as dúvidas? Então aproveite para visitar a loja virtual da Gamma para encontrar as melhores ferramentas para trabalhos com madeira!