Como perfurar metal corretamente? 

Postado dia 16/nov em Área do Profissional

Imagem Destaque

O metal é um material amplamente utilizado pela humanidade há séculos, sendo parte presente da nossa rotina. Sua presença é constante em diversas indústrias e no nosso dia a dia – vemos e usamos o metal desde a fabricação de móveis e utensílios de cozinha até a produção de joias e equipamentos eletrônicos, tão presentes em nosso cotidiano que nem sequer percebemos. 

Tudo isso só é possível graças ao avanço da tecnologia no que diz respeito ao manuseio desse material. O trabalho com o metal passa por diversas etapas e especialidades, dependendo tanto do tipo de metal quanto do objetivo. Independentemente do trabalho a ser feito com esse material resistente e versátil, um dos pontos de atenção é a perfuração. Nesses momentos, é importante ter as ferramentas e os acessórios corretos para conseguir o resultado esperado. 

Qual é o jeito certo de furar metal? 

Um dos pontos a se levar em consideração na hora da perfuração de metal é a velocidade. Se a velocidade de rotação da máquina ou ferramenta for muito alta, há o risco de queimar a broca durante o uso e perder o fio de corte dela. Por isso, o mais recomendado é que a perfuração seja feita em uma velocidade reduzida, seguindo o recomendado pelo fabricante da ferramenta e da broca. 

Outro ponto fundamental é o uso da broca correta para furar esse tipo de material. Existem basicamente três tipos de brocas que perfuram o metal de maneira satisfatória: 

Broca de aço de alta velocidade 

As brocas de aço de alta velocidade (“high speed steel” ou HSS, em inglês) são as brocas mais comuns quando pensamos em perfuração de metal. Elas cortam de maneira suave, sem ficarem presas, o que faz delas as brocas ideais para trabalhar com metais mais flexíveis, como o alumínio e outros metais comuns. Elas são mais baratas, porém menos resistentes do que as outras brocas dedicadas a esse fim. 

Brocas de cobalto 

Se estamos buscando a perfuração de metais mais duros, a principal escolha são as brocas de cobalto. Elas são mais resistentes e aquecem menos do que as de aço de alta velocidade, o que as torna ideais para a perfuração de materiais resistentes, que demandam mais tempo para que o serviço seja realizado. 

Brocas de titânio 

Falando em durabilidade, as brocas de titânio são campeãs nesse quesito. Elas também podem furar metais mais duros, garantindo menos chances de rachar ou quebrar por terem hastes maiores. Por isso, elas podem ser usadas por mais tempo sem a necessidade de trocas ou manutenções. 

 

Agora que você já sabe mais sobre o trabalho com o metal, aproveite para conhecer as ferramentas Gamma dedicadas a esse tipo de material!

Todos os direitos reservados. 2022 Gammaferramentas©
Todos os direitos reservados. 2022 Gammaferramentas©
Desenvolvido por: Jobspace