Quais são os tipos de fresamento?

Postado dia 17/nov em Mundo das Ferramentas

Imagem Destaque

O fresamento é um processo necessário na criação de várias ferramentas e partes, como engrenagens, além de ser essencial para o funcionamento de certas máquinas. Criar as fresas é uma tarefa que exige maquinário especial e existem tipos diferentes de fresamento. 

Continue lendo para aprender um pouco mais sobre o processo de fresamento! 

O que é o fresamento? 

O fresamento é o procedimento usado para finalização de peças que precisam de cortes específicos. É o caso de engrenagens, por exemplo, que precisam ter tamanho calculado e designs intrincados. 

Também é comum ver o fresamento em madeira, tanto de maneira decorativa como prática, como para unir peças com o uso dos cortes. 

Para isso, é necessário o uso de uma ferramenta capaz de fazer estes cortes. No caso da madeira, é possível usar a tupia de coluna, especifica para o trabalho. 

Qual a função dos cortes? 

Os cortes podem ter inúmeras funções, desde servirem para o movimento mecânico principal de uma máquina até para a realização de conexões entre peças evitando o uso de parafusos ou pregos. 

Definir uma função específica para os cortes em geral é irreal, já que cada ferramenta e peça tem sua função específica e o processo de fresamento é apenas parte da criação de qualquer coisa que use da técnica. 

Quais os tipos de fresamento? 

Existem, essencialmente, dois tipos diferentes de fresamento. São eles os fresamento frontal e periférico. Vamos ler um pouco sobre eles? 

Fresamento frontal 

O fresamento frontal apresenta produtividade maior entre os dois tipos, portanto, recomenda-se o uso dele sempre que possível. A diferença entre os dois tipos é o posicionamento da ferramenta de corte. 

Para a realização do fresamento frontal, as fresas, que são as partes da ferramenta de fresamento que efetivamente causam os cortes, entram em contato com a peça usando a face frontal, geralmente em posição perpendicular com a superfície afetada. 

Isso resulta em uma superfície fresada plana, sem relação com os dentes da máquina que realizou o corte. 

Fresamento periférico 

Já no fresamento periférico, também chamado de fresamento tangencial, a máquina de fresa deve ser posicionada de maneira paralela à superfície a ser fresada. Esse tipo de fresamento dá um corte mais profundo e com mais folga. 

Quando possível, deve-se usar o fresamento frontal, visto que ele é mais eficiente. Mas existem situações em que o fresamento periférico pode ser necessário. 

Agora que você já conhece os tipos de fresamento, compartilhe este texto com seus amigos para que eles também conheçam! Não esqueça de checar o site da Gamma Ferramentas para encontrar tudo o que precisa nessa área!

Todos os direitos reservados. 2022 Gammaferramentas©
Todos os direitos reservados. 2022 Gammaferramentas©
Desenvolvido por: Jobspace