Qual é a diferença entre martelete perfurador e martelete rompedor?
Postado dia 09/set em Mundo das Ferramentas
Um martelete é uma ferramenta de demolição. Muito parecido com uma furadeira, a ferramenta existe em duas variações que exercem funções diferentes. Entretanto, antes de explorarmos as variações, vamos ver para que serve a ferramenta?
O que é um martelete?
Os marteletes são ferramentas com uso simples e básico. Costumam ser usados principalmente para criar furos e rompimentos em materiais especialmente duros, como concreto, alvenaria, tijolos, pedras, cerâmica e outros materiais rígidos. Vigas de concreto, por exemplo, podem ser perfuradas com essa ferramenta.
Existem muitos motivos pelos quais alguém poderia querer fazer isso, desde a remoção de um piso para reforma até a derrubada completa de uma estrutura antiga para abrir espaço para uma nova construção.
Cada um dos tipos da ferramenta tem um método de perfuração diferente. Continue lendo e aprenda um pouco sobre eles!
Quais as diferenças entre os dois tipos?
O mais comum é que você encontre os dois tipos da ferramenta separados, mas é possível comprar uma única máquina capaz de fazer as duas funções. Varia de quanta praticidade você deseja em sua obra ou simplesmente de seu gosto.
Martelete Perfurador
O martelete perfurador lembra muito uma furadeira. Inclusive, vários modelos podem vir com buchas e brocas comuns na outra ferramenta, além de capacidade de parafusadeira. Enquanto sua função é parecida com a da furadeira, o martelete perfurador é uma ferramenta mais pesada, indicada para criar furos em materiais mais duros como:
- Metal;
- Alvenaria;
- Concreto;
- Vigas;
- Cerâmica;
- Madeira;
- Entre outros.
Uma furadeira pode fazer o trabalho com alguns desses materiais, mas o indicado é usar a ferramenta certa para cada intensidade de trabalho.
Martelete Rompedor
Diferente do perfurador, o rompedor lembra mais uma pequena britadeira. A ponta é em formato de cinzel, o que traz mais impacto e maior transferência de força. O resultado é uma demolição mais espalhada e menos controlada, ideal para quando a precisão não faz especial diferença na hora de derrubar alguma parte de uma obra.
O objetivo é romper o material, não importa se causando um pouco de destruição. A ferramenta quebra o concreto e permite que você o remova com maior facilidade.