Posso comprar uma furadeira de uso doméstico e usar profissionalmente?
Postado dia 20/jan em Área do Profissional
Será que vale a pena comprar uma furadeira mais simples e usar no dia a dia do trabalho? Saiba tudo sobre essa escolha aqui
Os profissionais precisam dos melhores equipamentos para realizar seu trabalho com qualidade. Porém, quando o assunto é ferramenta, muita gente acaba optando por produtos mais baratos, mesmo de marcas boas, esperando economizar e entregar qualidade ao mesmo tempo.
A questão é que as coisas não são tão simples assim. Furadeiras profissionais, por exemplo, carregam esse título não por acaso. Antes de escolher este equipamento para o seu serviço, é preciso saber quando vale a pena investir em uma furadeira profissional e quando uma furadeira de uso doméstico é a melhor opção.
Qual é a diferença entre uma furadeira profissional e uma de uso doméstico?
Primeiro, é preciso entender quais são as diferenças entre esses dois tipos de máquina. A furadeira profissional é planejada para ser uma ferramenta que funcione por horas, praticamente sem interrupções – afinal, quem trabalha com uma furadeira pode precisar dela a qualquer momento, ou mesmo durante o dia todo, e o equipamento deve estar pronto para responder a essa demanda.
Isso significa que uma série de detalhes é projetada para manter o equipamento funcionando bem por mais tempo. Estes incluem a resistência e o tamanho do cabo de energia; a proteção do interruptor da furadeira, já que este vai ser usado diversas vezes durante o dia em um ambiente cheio de partículas de poeira; um motor que aguente e mantenha uma carga de trabalho maior, gerando mais energia, além de vários outros fatores, como mandril, engrenagens internas, etc.
As furadeiras domésticas são pensadas para funcionarem perfeitamente bem, mas não com uma carga de trabalho muito elevada. Usar uma furadeira doméstica com fins profissionais só desgastaria rapidamente a ferramenta, diminuindo muito sua vida útil.
A importância dos componentes
Ao contrário do que muita gente pensa, a diferença entre equipamentos profissionais e de uso doméstico não está relacionada à potência, e sim aos componentes do produto. O isolamento do rotor e estator de uma furadeira profissional têm uma capacidade de trabalhar em temperaturas mais altas e por mais tempo. O diâmetro dos fios de cobre que compõem estas peças é maior, bem como o interruptor, o variador de velocidade, as engrenagens e eixos também têm maior resistência ao regime de trabalho.
Toda essa capacidade de trabalho faz com que o custo-benefício de uma furadeira profissional seja muito mais vantajoso para quem precisa trabalhar com essa ferramenta constantemente. Com a máquina adequada, você evita imprevistos e garante a qualidade do seu serviço.
Agora que você já sabe a importância de fazer a escolha certa na hora de comprar sua furadeira, navegue no site da Gamma e saiba mais sobre nossas furadeiras profissionais e de uso doméstico!