Como furar porcelanato sem danificar as peças? 

Postado dia 28/out em Área do Profissional

Imagem Destaque

O porcelanato é um tipo de cerâmica muito usado na construção civil, especialmente em residências. É um material bonito e resistente, mas como qualquer cerâmica, ele pode quebrar e rachar facilmente. 

Existem situações em que precisamos furar peças de porcelanato. Pode ser pela necessidade de passar fiação ou tubos, realizar uma reforma, entre diversos motivos diferentes para isso. O processo pode ser complicado se você não tiver as ferramentas certas, resultando na quebra do porcelanato. 

Continue lendo para aprender como furar porcelanato sem danificar as peças! 

Metal duro 

O mais importante no processo de perfurar porcelanato é o material da broca. Se você usar um material que não seja duro o bastante, ele não será capaz de penetrar o porcelanato – o resultado será apenas deformação. 

Forçar o uso de uma ferramenta inadequada também pode causar rachaduras e trincas, além de riscos. Para fazer esse furo, você precisa usar um metal duro. 

O termo “metal duro” é bem descritivo. É um material composto por, geralmente, carbeto de tungstênio, junto a outros metais de menor ponto de fusão para a ligação, como níquel, titânio ou cobalto. 

Normalmente você encontra brocas de metal duro ao procurar por brocas wídia, também conhecidas por vídea e widea. 

Elas são ideais para fazer furos em azulejos, já que sua dureza elevada a permita destruir os pontos de contato sem passar muita energia para outras regiões da peça. 

Ponta diamantada 

Outra opção é usar uma broca com ponta diamantada. A ponta é coberta por pedaços de diamante, que tem uma dureza extremamente alta, e é capaz até de cortar vidro sem quebrá-lo. 

Peças com pontas diamantadas tem uma vida útil extensa e, quando bem cuidadas, são excelentes ferramentas. 

Furando o porcelanato 

Antes de começar a furar o porcelanato, tome alguns cuidados! 

Cheque o que está atrás 

Lembre-se de verificar se não existem cabos ou tubulações atrás da parede antes de furá-la. Furar um cano d’água vai trazer custos e trabalho para consertar. Atingir um cabo elétrico pode ser extremamente perigoso, podendo causar a morte ou incêndios. 

Comece o furo com um prego 

Antes de começar a usar a furadeira com sua broca de preferência, use um martelo e um prego para fazer um pequeno furo inicial no porcelanato. Isso serve para evitar que a furadeira deslize pela superfície lisa do material quando começara funcionar. 

Essa base de apoio para o início da perfuração garante a sua precisão e reduz as chances de riscos, rachaduras ou quebras no porcelanato. 

Use fita adesiva 

Para aumentar ainda mais a proteção e a precisão de seu trabalho, coloque também uma fita adesiva no lugar onde irá furar. A fita remove ainda mais da capacidade de deslizar que o porcelanato oferece. 

Comece devagar 

Ligue a furadeira no mínimo a princípio. Só aumente a velocidade quando a furadeira já tiver passado o porcelanato e estiver em contato com o concreto. Isso deve ser feito para evitar que força demais seja adicionada ao material, o que pode causar quebras. 

Equipamentos de Proteção Individual 

Não esqueça de usar equipamentos de segurança! Luvas e óculos podem ser indicados, já que pedaços de porcelanato podem ser projetados pela furadeira. 

 

Agora você já sabe como perfurar porcelanato sem quebrar a peça! Compartilhe esse texto com seus amigos para que eles também aprendam! Não esqueça de checar o site da Gamma Ferramentas para ver mais opções para você! 

 

Todos os direitos reservados. 2022 Gammaferramentas©
Todos os direitos reservados. 2022 Gammaferramentas©
Desenvolvido por: Jobspace