O que é um eletroduto e como ele é instalado? 

Postado dia 03/nov em Área do Profissional

Imagem Destaque

Eletrodutos, também chamados de conduítes, estão em praticamente todas as construções modernas – e mesmo as mais antigas – e todos já devem tê-los visto. São os tubos protetores onde os cabos elétricos passam dentro das paredes e debaixo da terra. 

Quer aprender mais sobre os eletrodutos? Continue lendo! 

O que são eletrodutos? 

Eletrodutos são tubos que podem ser feitos em metal galvanizado ou plástico, frequentemente PVC, o que é mais comum e seguro. A função do eletroduto é guiar e proteger o cabo do ambiente, de impactos e outros fatores que podem danificá-lo. 

O cano em PVC tem a grande vantagem de ser isolante elétrico. Isso aumenta muito a segurança, já que mesmo que haja danos no cabo, a casa segue protegida da eletricidade. 

Já em um eletroduto metálico, pode haver transferência de energia elétrica para o metal que por sua vez pode entrar em contato com pessoas ou objetos. 

O importante, entretanto, é que haja algum tipo de eletroduto nas construções. Isso porque, sem os eletrodutos, os cabos ficam expostos ao cimento, terra, umidade, animais, impactos e diversos outros fatores que podem causar danos. 

Os perigos da falta de eletrodutos podem ir de quedas de energia até incêndios destruidores. Por isso, lembre-se de considerar esse item importante para sua construção. 

Como instalar eletrodutos? 

Instalar os eletrodutos não é especialmente difícil, mas existem alguns cuidados que devem ser tomados para evitar vários problemas que podem aparecer devido à má instalação. 

Para evitar problemas, é importante que a residência inteira esteja conectada à caixa de força pelos conduítes. Recomenda-se colocar uma caixa elétrica no teto, por onde a fiação pode passar e onde a iluminação será colocada. As caixas servem de conexão entre os eletrodutos, que não devem ser simplesmente emendados. 

Os cômodos devem ser conectados por essa caixa, que por sua vez deve fazer as conexões do lugar, como tomadas e iluminação. 

É importante que você tome cuidado com as curvas do eletroduto. Se elas ficarem muito fechadas, pode se tornar difícil ou até impossível passar os cabos, assim o eletroduto se torna inútil. 

Tente usar o máximo de linhas retas possíveis, evitando curvas e reduzindo a quantidade de cabo necessária. 

Expansão e reformas 

Já no planejamento, a possibilidade de expansão deve estar calculada. Lembre-se de não emendar os eletrodutos e usar caixas elétricas para a conexão. Isso deve ser feito pois as emendas podem travar a passagem de cabos e impossibilitar o uso do eletroduto. 

Um problema que pode ser encontrado para as reformas é justamente o fato de os eletrodutos estarem dentro das paredes. Pode ser necessário abrir a parede para realizar consertos e mudanças. Para isso, recomenda-se o uso de ferramentas específicas, como uma cortadora de paredes. 

Principais problemas 

Alguns dos principais problemas que podem ser evitados com uma instalação apropriada são: 

  • Desperdício de cabos; 
  • Dificuldade/impossibilidade de reparos; 
  • Dificuldade/impossibilidade de passagem de cabos; 
  • Dificuldade/impossibilidade de ampliação; 
  • Problemas elétricos gerais. 

 

Agora que você já sabe o que são e como instalar eletrodutos, compartilhe esse texto com seus amigos para que eles aprendam também! Não esqueça de checar o site da Gamma Ferramentas para encontrar as melhores soluções para sua casa!

Todos os direitos reservados. 2022 Gammaferramentas©
Todos os direitos reservados. 2022 Gammaferramentas©
Desenvolvido por: Jobspace