Por que existe a diferenciação das tensões de 110 e 220 volts?

Postado dia 13/jul em Dicas para a casa

Imagem Destaque

Sempre que vamos colocar um aparelho na tomada, vem aquela dúvida: é 110 ou 220 volts? Saiba tudo sobre essa diferenciação

Você já se perguntou por que razão no Brasil existem algumas cidades com tensão 110 volts e outras com 220 volts nas tomadas? Essa diferenciação é tão comum no nosso dia a dia que parece normal, mas a verdade é que isso não tem uma razão “lógica”. Os motivos envolvem as empresas que instalaram a rede elétrica nacional lá atrás e os custos de cada tipo de instalação. Saiba mais sobre essa curiosidade histórica: 

Origens 

No começo do século 20, quando o país estava iniciando sua rede elétrica, companhias de diversos países vieram para cá para realizar esse serviço, e isso influenciou muito nas tensões das nossas tomadas até hoje, já que, como não havia um padrão nacional, elas instalaram as redes com as tensões comumente usadas em seus países. Enquanto as companhias que instalaram a rede elétrica em São Paulo e no Rio de Janeiro utilizaram a tensão de 110V, as que instalaram as redes no Nordeste, por exemplo, utilizaram a tensão de 220V. 

Essas escolhas eram feitas também de acordo com o custo de cada instalação, e em cada uma das regiões do país fazia mais sentido economicamente que uma ou outra fosse escolhida. 

Faz diferença? 

Depende. Em termos de preço da conta de luz ou de utilização dos recursos naturais, não, a diferença na tensão não possui nenhuma influência. Porém, redes com tensão 220V são mais baratas para manter e menos propensas a terem um apagão.  

O que acontece se eu ligar um aparelho de 110 volts em uma tomada de 220 volts (e vice versa)? 

Boa parte dos equipamentos modernos são bivolt – ou seja, capazes de funcionar perfeitamente bem em qualquer dessas voltagens. Porém, para aqueles que não são, é preciso tomar cuidado. Se você ligar um aparelho de 220V em uma tomada de 110V, não há risco: ele só vai ter um desempenho menor, já que estará trabalhando com metade da tensão necessária. 

Porém, se fizer o contrário e ligar um aparelho de 110V em uma tomada de 220V, ele irá queimar, já que estará em contato com uma tensão maior do que é capaz de suportar. 

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o assunto, aproveite para conhecer os produtos Bivolt da Gamma. Dá para usar em qualquer tomada e ter a qualidade que você já conhece em qualquer lugar! 

Todos os direitos reservados. 2022 Gammaferramentas©
Todos os direitos reservados. 2022 Gammaferramentas©
Desenvolvido por: Jobspace